jump to navigation

Palestra com o Realizador Pedro Nogueira Novembro 10, 2009

Posted by europaempontopequeno in 1.
trackback

Olá caros leitores,

   Na passada sexta-feira, dia 6 de Novembro de 2009, por volta das 11h45min, um dos membros do grupo, Ana Luísa Silva, foi assistir a uma palestra de um realizador português, Pedro Nogueira, no auditório da Escola Secundária do Castêlo da Maia.

    Nesta palestra começou por se visualizar uma curta-metragem de aproximadamente 15min, que se denominava “Auto do Cordeiro”. É de referir que esta foi a última curta-metragem que o realizador fez a nível profissional.

   Após a sua visualização, ficamos a perceber que o cinema é uma “arte colaborativa”, quer dizer, até obtermos um filme (o produto final) é de extrema importância a relação entre todos os intervenientes (realizador, produtor, editor de imagem, entre outros) para a sua realização. Portanto, deve haver um equilíbrio entre a visão do realizador e a dos seus colaboradores. No entanto, para o bem ou para o mal, o realizador é o que “dá a cara”. Em suma, o cinema é uma “arte de cedência” e um “espaço de criatividade”.

   Por outro lado, o realizador Pedro Nogueira deu-nos alguns conselhos aquando da elaboração de um filme: primeiro é importante ter uma ideia, depois uma sinopse, a seguir criar as cenas e depois a sua estruturação. Para já não falar de que é muito importante escrever um guião.

   Para finalizar, deu-nos também umas dicas para as filmagens, como por exemplo, ter em atenção à maximização dos locais de filmagem, ou seja, filmar tudo o que há a filmar naquele cenário; devemos também ter em atenção a escolha das cores, do guarda-roupa, do cenário, entre outros, que devem ser adequados aos nossos objectivos; e, por fim, que não devemos “perder tempo” com cenas supérfluas.

   Em suma, esta experiência foi bastante enriquecedora e interessante para nós mas, acima de tudo, muito útil e proveitosa para o nosso mais recente concurso: “A Europa Mora Aqui”.

Abraços,

O grupo: “Europa em Ponto Pequeno”

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: