jump to navigation

Clube Europeu

Este pequeno espaço remete-se para o nosso “último” projecto… A promoção, dinamização e divulgação do nosso Clube Europeu!

A criação dos Clubes Europeus é uma iniciativa já idealizada há alguns anos… Mesmo há alguns anos… Aliás esta decorreu de uma idealização portuguesa que ocorreu em 1986… Vejam lá! 1986!

É um facto! Os Clubes Europeus são mesmo um elemento fulcral, não só para a comunidade local, mas também e, acima de tudo, para a comunidade escolar.

Os Clubes Europeus são assim, actualmente, um projecto integrado no Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) do Ministério da Educação. Um projecto essencialmente vocacionado para o trabalho da dimensão europeia na educação e de ligação aos diferentes estabelecimentos escolares e às suas comunidades educativas.

É, realmente, neste âmbito que pretendemos trabalhar. Pretendemos que o Clube Europeu da Escola Secundária do Castêlo da Maia, aliás o nosso Clube Europeu, crie entre os diferentes elementos da comunidade escolar e local um verdadeiro espírito europeu e, mais importante, transmiti-lo, por todos os meios possíveis aos restantes elementos, promovendo com apoio de várias entidades competentes, acções de dinamização tendentes a um melhor conhecimento da Europa.

Em suma, convidámos-vos a assumirem um papel activo no nosso projecto europeu comum. Precisamos das vossas ideias, do vosso espírito crítico e do vosso empenho para construir este projecto. Um projecto estimulante, incitador e, acima de tudo, autêntico!

“A Escolha é Nossa!”

logotipo_clube-europeu3

Logótipo do Clube Europeu

Concursos

Este espaço é inteiramente dedicado a dois importantes concursos dos quais fizemos parte todo o ano lectivo: “A Europa dos Resultados” e “A Europa Mora Aqui”.

“A Europa Mora Aqui”

O concurso «A Europa Mora Aqui», foi-nos apresentado pela professora coordenadora do projecto, Rosa Amaral, num período em que tínhamos muito trabalho para realizar pelo que tivemos as nossas dúvidas em avançar com o projecto. Mas decidimos arriscar!

Assim, tal concurso foi elaborado, pela Comissão Europeia, através do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), Direcção-Geral dos Assuntos Europeus – Ministério dos Negócios Estrangeiros, que lança, uma vez mais neste ano lectivo, um desafio no âmbito do seu plano de comunicação: promover os valores e a cultura da Europa nas escolas de todo o país.

Neste contexto, a LUDICOM apresentou o projecto “A Europa Mora Aqui” e convida as escolas dos 2º e 3º Ciclos, Secundárias e Profissionais a participar. E, assim, somos desafiadas a sair da escola e a tornarmo-nos agentes activos na nossa comunidade, averiguando o que sabem as outras pessoas sobre a União Europeia (UE) e sensibilizando-as, em simultâneo, para o tema “A Europa dos Resultados”.

Desta forma, poderemos dizer que este concurso baseia-se em duas distintas fases.

Numa primeira fase, o grupo recolheu as respostas aos questionários fornecidos. Existem quatro questionários diferentes: um destinado aos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico, outro destinado aos alunos do ensino secundário e profissional, um terceiro destinado às famílias e, um quarto para as empresas.

Numa segunda, e última, fase foi-nos sugerido a realização de um trabalho no âmbito de um Estudo Etnográfico.

Assim, decidimos utilizar uma das pistas de trabalho para a realização do Estudo Etnográfico porque, acima de tudo, queríamos sensibilizar a Comunidade Escolar e Local para o tema da UE e para toda a sua dinâmica envolvente.

Para mostrarmos as marcas da UE na Comunidade Escolar e Local utilizámos como ponto de partida para a realização do nosso trabalho a ideia de num pequeno quadro escrever a giz a frase: “O que é que a UE faz por mim?”. Pedimos autorização, fotografámos as pessoas e as suas respectivas frases e enviámos-vo-las.

Foi, sem dúvida, um desafio mas uma oportunidade única! Um projecto muito original e espontâneo, mas muito educativo, que pretendeu dar a conhecer os resultados concretos da acção da União Europeia e a forma como estes influenciam a vida dos seus cidadãos.

“A Europa dos Resultados”

O concurso “A Europa dos Resultados” é igualmente desenvolvido pela Comissão Europeia através do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), Direcção-Geral dos Assuntos Europeus – Ministérios dos Negócios Estrangeiros, que lança um desafio no âmbito do seu plano de comunicação de 2009: sensibilizar os cidadãos para as questões da União Europeia, mais pormenorizadamente, para o tema “A Europa dos Resultados”.

Desta forma, a SETEPÉS – empresa do sector criativo que exerce a sua actividade na cultura, arte e comunicação da ciência – apresentou uma proposta criativa de concepção, criação e distribuição de um Manual dirigido a jovens do Ensino Secundário e Profissional e, também, um Manual do Professor, que tratasse esse mesmo tema.

Ora, depois do Workshop Participativo para jovens, no qual o nosso grupo participou, a fim de garantir nas publicações ideias que correspondessem às necessidades reais dos jovens. Depois de sermos solicitadas a integrar uma sessão fotográfica que teve lugar no estúdio do fotógrafo Marcus Garcia Moreira.

Finalmente, o manual ficou pronto e a sua apresentação foi no dia 19 de Janeiro de 2010, no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, no Largo de S. Domingos no Porto, pelas 15 horas. E, claro, o nosso grupo não poderia deixar de estar presente tal como os restantes alunos das outras escolas.

Esta apresentação contou com a presença de várias pessoas relacionadas com a educação e, muitos outros, que testemunharam uma apresentação extremamente interessante da SETEPÉS, com a apresentação de um Power Point elucidativo de todos os passos dados até à finalização do projecto. Todos tiveram a oportunidade de ouvir a leitura da história descrita no livro pela voz dos alunos que participaram no Workshop e, também, de um pequeno “Making Off” da sessão fotográfica.

Pelo menos para mim esta experiência foi, realmente, gratificante. Partilhámos ideias e experiências variadas. Tudo isto aprendendo e captando novos ideais e conhecimentos e, enriquecendo os nossos valores pessoais.

Outros assuntos

06.Novembro.2009

Um dos projectos a desenvolver durante este ano lectivo de 2009/2010 para promover, dinamizar e divulgar o nosso Clube Europeu é a criação de um Cartão de Sócio.

A inscrição no Clube Europeu está aberta a todos os elementos da Comunidade Escolar, o que incluí: alunos, professores e outros funcionários.

Todavia, a inscrição no mesmo como membros oficiais do Clube Europeu requer a aquisição do Cartão de Sócio já referido que resulta numa simbólica quantia de €0,50 por período lectivo.

Em todo o caso, todo o financiamento adquirido através dos membros do nosso Clube Europeu remete a favor das actividades e projectos desenvolvidos durante todo o ano lectivo.

Para aderires basta dirigires-te até à Sala E21, a sala no nosso Clube Europeu! Mas, também poderás contactar-nos através deste blog ou ainda pelo nosso e-mail: europaempontopequeno@gmail.com

z
Queres o teu cartão-sócio?! Não fiques de fora!

13.Novembro.2009

Mas, afinal, quais são as vantagens, os benefícios, do “Cartão-Sócio: Clube Europeu”?

Todos os sócios do Clube Europeu têm o direito de:

20.Novembro.2009

Contudo, todos os sócios do Clube Europeu têm o dever de:

30.Novembro.2009

Visitem-nos e Participem!

11.Dezembro.2009

Dia Mundial do Voluntário/Dia Universal da Declaração dos Direitos do Homem

05 de Dezembro de 2009 – Dia Mundial do Voluntário

10 de Dezembro de 2009 – Dia Universal da Declaração dos Direitos do Homem

O teu Clube Europeu nesta última semana esteve dedicou-se à organização da celebração destes dois dias simbólicos a todos nós.

Ambas as celebrações encontram-se estreitamente relacionadas com o facto de o Clube Europeu se encontrar inserido no Clube de Cidadania pelo que estes dias tornam-se importantes para o desenvolvimento da consciência cívica e da formação plena de alunos conscientes e interventivos na sua sociedade.

O Dia Mundial do Voluntário, que foi celebrado dia 07 de Dezembro por nós, traduziu-se numa simples leitura de um pequeno texto direccionado aos alunos por parte dos professores.

Assim pretendemos chamar a atenção dos alunos para este tipo de acções tão importantes e para uma participação activa e plena numa sociedade cada vez mais necessitada. Sendo os jovens, os futuros cidadãos desta mesma, é essencial permanecerem actualizados e bastante informados do mundo que nos rodeia.

O Dia Universal da Declaração dos Direitos do Homem, que foi celebrado dia 10 de Dezembro, marcou-se pela afixação, em cada pavilhão, de um cartaz para dar conhecimento à Comunidade Escolar deste dia tão importante, como também, alguns dos artigos existentes nesta declaração e ainda um sítio na internet onde puderam pesquisar mais sobre o assunto.

Esta actividade pretende chamar, novamente, a atenção de todos os elementos da Comunidade Escolar para um importante documento que é a Declaração dos Direitos Humanos e, ao mesmo tempo, incitar à pesquisa e à actualização da informação.

Aqui vos deixamos um dos textos utilizados para o Dia Mundial do Voluntário e um dos cartazes utilizados para o Dia Universal da Declaração dos Direitos do Homem:

05.Fevereiro.2010


01.Abril.2010

Dia das Nações Unidas para os Direitos das Mulheres

08 de Março de 2010

Este dia foi celebrado no dia 8 de Março de 2010 e tínhamos o objectivo de chamar a atenção de todos os membros constituintes da Comunidade Escolar para um tema muito importante que é a emancipação da mulher e a sua luta constante pela igualdade de oportunidades de género. Assim, foi afixado, em todos os pavilhões, um cartaz apelativo e elucidativo com a finalidade de marcar este dia:

02.Abril.2010

Dia do Consumidor

01 a 05 de Março de 2010 – Semana do Jovem Consumidor

15 de Março de 2010 – Dia do Consumidor

Relativamente a esta data comemorativa podemos separá-la em dois acontecimentos: a Semana do Jovem Consumidor e o Dia do Consumidor propriamente dito.

A «Semana do Jovem Consumidor», que decorreu entre os dias 1 e 5 de Março de 2010, foi-nos sugerida inclusive pela coordenadora do projecto, a professora Gorete Porto.

Esta actividade foi pensada pela instituição DECO com o objectivo de apelar à consciencialização, por parte dos alunos, de um tema tão actual como é o consumo, através da leitura de cinco textos diferentes mas bastante acessíveis, actuais e interessantes para todos os membros da Comunidade Escolar.

Deste modo, através da professora Gorete Porto e com a colaboração de vários elementos constituintes da Comunidade Escolar, incluindo o nosso grupo, dinamizámos e colaborámos na actividade que se denominou «5 minutos com…sumo».

Enfim, foi uma actividade muito interessante, elucidativa e muito reflexiva.

Quanto ao Dia do Consumidor propriamente dito decorreu no dia 15 de Março de 2010 e consistiu numa exposição de dois cartazes, um com os direitos e outro com os deveres dos consumidores distribuídos pelos diferentes pavilhões da Escola.

Ora, esta data comemorativa, tal como as outras teve a finalidade de dar a conhecer este dia a toda a Comunidade Escolar e, por outro lado, de incitar à pesquisa.

03.Abril.2010

Dia da Juventude

27 de Março de 2010

O «Dia Mundial da Juventude» é celebrado no dia 27 de Março de 2010 mas como se trata de um Sábado antecipámos a sua celebração para 26 de Março de 2010.

Assim, esta actividade consistiu numa exposição de vários cartazes com os direitos dos jovens distribuídos pelos diferentes pavilhões da Escola.

Tal como os outros dias comemorativos, este dia teve também a finalidade de dar a conhecer o mesmo a toda a Comunidade Escolar e de incitar à pesquisa de informação.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: